O que é Turismo?

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Trekking- Enduro a pé, uma aventura em equipe

    

             O trekking é a cada dia uma atividade procurada para pessoas que querem fugir do "stress", praticar atividades fisicar sadias e estar em contato com a natureza. Uma das modalidade que mais vem se destacando durante os anos é o Enduro a Pé. Um misto de corrida e rali, a atividade é disputada por equipes que buscam cumprir o trajeto pré estabelecido no tempo exato com o auxilio de duas planilhas com indicações de velocidade media, distância e observações.
       A planilha é detalhada e da aos competidores todas as informações necessárias para que calculem o tempo. Os niveis de dificuldade variam, porém ela pode ser disputada por qualquer pessoa, sendo que seu percurso varia de 6 a 12 km e seu tempo de duração entre 3 a 4 horas.

        Quem vence a prova?

    O vencedor é apurado através da soma dos pontos perdidos e a equipe com menos pontos perdidos é a vencedora. Os pontos são auferidos nos PC's (Postos de Controle) espalhados durante o percurso. Os controladores anotam o tempo de passagem em cada ponto e cada segundo atrasado corresponde a 1 ponto perdido e cada segundo adiantado a 2 pontos perdidos.

As categorias
     Nas provas as equipes são divididas em 3 categorias, Graduados A, Graduados B e Trekkers. As equipes são compostas por no mínimo 2 e no máximo 6 participantes e a idade mínima é de 12 anos.

Impacto ambiental
     O Enduro a Pé é uma atividade de baixo impacto ambiental, sendo que seus competidores são orientados e conscientes quanto a preservação dos locais onde a prova é realizada, tanto que um dos itens obrigatórios dos competidores é um saco de lixo para recolher os detritos e não deixar nada de estranho na natureza.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário